Materiais para estudo: saiba a importância de selecionar bem os seus!

Materiais para estudo: saiba a importância de selecionar bem os seus!

Dominar todos os temas e matérias exigidas por uma graduação não é uma tarefa propriamente simples, principalmente quando se trata de um curso tão complexo e com tantas informações como é o de medicina. Por isso, saber como selecionar bem os seus materiais para estudo pode ser muito importante.

Essa é uma ação que, em um primeiro momento, pode parecer fácil, mas poucos são os acadêmicos que efetivamente conseguem fazer as escolhas mais acertadas em termos de autores, periódicos e dos livros propriamente ditos. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e descubra como fazer isso.

Qual a relevância de selecionar materiais para estudo?

Saber como selecionar materiais para estudo é altamente relevante para os estudantes, especialmente para um acadêmico de medicina, tendo em vista que essa é a graduação tradicional que mais engloba responsabilidades, informações diferentes e dados cruciais para a prática profissional dos egressos da faculdade.

É muito importante, portanto, investir na sistematização dos assuntos, uma vez que todo o conhecimento se constrói a partir de uma base e de acréscimos de novos elementos sobre a base já existente, o que é muito mais eficiente quando se opta por uma sequência adequada, que é fundamental para a compreensão e o aprendizado, especialmente na medicina

Quando o médico em formação se depara com um livro ou um compêndio de Neuro, por exemplo, ele encontra uma enormidade de assuntos, apesar de não contar com a experiência clínica para saber o que é relevante e, via de regra, não saber subdividir aquilo que é mais básico do que tem maior complexidade.

Dentro desse contento, é possível que ele comece o seu estudo por assuntos mais complexos e, dessa maneira, acabe se apavorando, tendo dificuldades e, eventualmente, até desistindo. Outra possibilidade é que o aluno se atenha a aspectos raros, que são conhecimentos de especialistas, e tenha dificuldade para entender.

Também vale ressaltar que, dependendo da escolha, a linguagem desses títulos, ou mesmo de alguns cursos, nem sempre é acessível, uma vez que muitos volumes de medicina partem do princípio de que os leitores já possuem algum arcabouço teórico, o que influencia em toda a linguagem apresentada e nas informações dispostas.

Diante de toda essa realidade, se o estudante não se preocupar em selecionar bem os seus materiais para estudo, é muito provável que ele terá dificuldades. Com um pouco mais de atenção e conhecimento de causa, é possível encontrar os assuntos mais importantes para a prática médica de forma compilada e em uma linguagem acessível.

Como selecionar bem os materiais de estudo?

Priorize autores competentes e reconhecidos

Uma das principais dicas para selecionar bem o seu material de estudo é dar prioridade para autores competentes e bem reconhecidos. Na medicina, aprendemos isso desde o ciclo básico, com o Moore, o Sobotta e o Netter, por exemplo. Tente manter esse padrão mesmo na especialização, focando em escritores renomados no meio acadêmico.

Busque uma linguagem acessível e explicativa

Embora a medicina traga consigo diversos termos e expressões que podem soar estranhas para ouvidos leigos, isso não quer dizer que o acadêmico e o egresso da faculdade precisem, necessariamente, dominar o vocabulário de todas as especialidades. Por isso, priorize obras que minimizem o tecnicismo e usem a simplicidade.

Dê preferência a edições atualizadas

Como dissemos, priorizar os melhores autores é sempre uma excelente ideia e, partindo desse princípio, você não deve abrir mão das edições mais atualizadas. Isso é vantajoso não apenas por conta das últimas descobertas da ciência, como também pelo fato dessas obras estarem em maior consonância com a realidade de hoje, dentro e fora da escola médica.

Observe o conteúdo programático

Outro ponto importante é, ao escolher um curso de especialização, dar a atenção adequada para o seu respectivo conteúdo programático. Analise, por exemplo, se ele oferece possibilidades de estudo online ou presencial e se há um bom aproveitamento dos recursos tecnológicos disponíveis na atualidade.

Quando o curso conta com professores experientes, eles sabem separar quais são os assuntos que realmente importam e colocam as matérias em uma linguagem clara e uma sequência compreensível para o estudante, facilitando o aprendizado dos alunos com embasamento bibliográfico e uma didática correta.

Quais as vantagens da seleção de materiais para estudo?

Ganho de tempo

Ao fazer uma boa seleção de materiais para estudo, você economiza tempo, o que é muito relevante para acadêmicos de medicina e, principalmente, para os médicos recém-formados que precisam se posicionar no mercado. E não é difícil perceber que fazer as escolhas certas pode ser muito positivo nesse quesito.

Quando você opta por títulos ou cursos que não apresentam uma didática interessante, é muito mais provável que você tenha que reler as lições ou refazer as tarefas para compreendê-las. Já quando você seleciona bem, você aprende muito mais rápido e de forma permanente, melhorando consideravelmente o seu desempenho.

Solidez na formação

Outra vantagem de fazer uma boa seleção de materiais de estudo é a solidez na formação.  Isso é crucial em qualquer área da medicina, especialmente nos dias de hoje, em que a concorrência é alta e os profissionais mais qualificados são justamente os que vão ocupar as melhores posições do mercado.

Sendo assim, as boas oportunidades não podem ser jamais ignoradas, sobretudo quando elas fizerem parte de uma perspectiva de aprendizado. São essas decisões do acadêmico e do médico que farão com que as suas carreiras tenham mais dificuldades ou trilhem mais facilmente o caminho do sucesso.

Correlação de teoria e prática

Outra vantagem de fazer uma boa seleção de materiais de estudo, independentemente da área escolhida, é que esses cursos ou títulos são justamente os que conseguem fazer um melhor paralelo da teoria com a prática diária, o que é imprescindível para quem deseja atuar com sabedoria na medicina.

É muito importante entender que o médico está, a todo tempo, exposto a diferentes possibilidades e o desenvolvimento do pensamento crítico e o conhecimento da teoria aplicada na prática deixa você mais pronto para lidar com situações que dependerão diretamente da sua tomada de decisão.

Conclusão

Como podemos perceber, uma escolha adequada dos materiais de estudo, seja por opção do acadêmico, do médico ou do curso que ele deseja fazer, é justamente o que permite que esse profissional traga em si todos os alicerces necessários para a construção e a consolidação dos seus conhecimentos.

Para que isso aconteça, é preciso estudar os assuntos de forma palatável, eficiente e didática, com uma sequência estratégica e racional, que é o verdadeiro propósito do Bestmed.

Gostou desse conteúdo? Quer descobrir um pouco mais sobre como aprender do jeito certo? Então confira nosso post sobre a realidade das faculdades de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *