O que considerar ao escolher entre as áreas da medicina?

O que considerar ao escolher entre as áreas da medicina?

Uma famosa citação popular diz o seguinte “para ser médico é preciso ter vocação e muito amor pela profissão!”. Certamente concordamos com essa afirmação, não é mesmo? Mas são inúmeras as áreas da medicina, cada uma com suas peculiaridades e relevâncias.

Existem, por exemplo, aquelas que necessitam de um contato mais direto com os pacientes em consultórios, e outras em que os médicos são essenciais em clínicas de diagnóstico.  Muitas vezes, devido à rotina conturbada de estudos e prática clínica, pode ser que o momento da escolha de qual área seguir pareça muito confuso e difícil.

Então, como realizar uma decisão tão importante como essa? Está difícil identificar suas características e escolher uma especialidade que seja sua paixão? Neste artigo, reunimos algumas orientações imprescindíveis para ajudar você a fazer a melhor escolha e planejar sua carreira médica da melhor maneira possível. Acompanhe!

Analise suas habilidades e aptidões

Desde a época em que você prestou vestibular, até começar a se familiarizar com as disciplinas do ciclo básico do curso de medicina, sempre existiram aquelas áreas para as quais você tinha maior aptidão, certo?

Para alguns estudantes, por exemplo, é muito mais prazeroso passar horas a fio estudando doenças infecciosas e parasitárias do que toda a complexidade das patologias e diagnósticos neurológicos.

Mas, além de identificar as disciplinas que você tem mais aptidão, é importante considerar quais são suas habilidades. Um médico que tenha maestria em atividades manuais e lida bem com situações de emergência certamente será um cirurgião de sucesso.

Por outro lado, o estudante que possui habilidades relacionais e de comunicação pode ser um ótimo oncologista — ou escolher áreas em que a confiança estabelecida entre médico e paciente tem relação direta com o sucesso do tratamento.

Pesquise sobre a rotina dos médicos em cada especialidade

Embora tenhamos abordado sobre analisar suas habilidades no último tópico, é imprescindível que você se enxergue no dia a dia de cada especialidade. Algumas áreas médicas são mais conturbadas do que outras e, muitas vezes, o ambiente de trabalho é o principal fator que determina a satisfação dos profissionais.

Procure saber qual o perfil de pacientes atendidos e quais são as atividades rotineiras de determinada especialidade. As condições de um centro de emergência, por exemplo, são extremamente diferentes do cotidiano de um consultório de endocrinologia.

Assim, se você valoriza um dia a dia mais tranquilo e com horários predeterminados, é provável que especializações relacionadas com a clínica médica sejam mais interessantes.

Considere as inovações tecnológicas nas áreas da medicina

Assim como em todas as profissões, a tecnologia também está beneficiando a medicina em diversos aspectos. Dessa forma, considerar quais áreas são mais promissoras em relação às tendências do mercado e mudanças na relação médico-paciente pode fazer toda a diferença na sua decisão.

Atente-se ao crescimento da medicina preventiva e ao desenvolvimento de equipamentos e interfaces que estão permitindo que alguns atendimentos e exames sejam feitos em qualquer hora e a partir de qualquer lugar.

Bancos de dados de pacientes, softwares de diagnóstico de imagens e prontuários eletrônicos arquivados em nuvem, também já são uma realidade em muitos serviços de saúde.

Pondere sobre seus planos futuros

Como você se enxerga no futuro? Responder essa pergunta da maneira mais sincera possível é muito importante. É necessário encaixar seu planejamento de vida com a especialidade médica a ser seguida.

O que realmente é mais relevante para você? Carreira? Família? Realizações pessoais? Remuneração?

Como abordamos anteriormente neste post, a rotina de um médico depende diretamente da especialidade escolhida. Desse modo, conciliar as atividades profissionais com objetivos pessoais pode contribuir consideravelmente para a satisfação e sucesso na profissão.

Existe uma crença de que após se especializar, médicos consigam administrar melhor os próprios horários de trabalho. Contudo, esse fator ainda depende muito das peculiaridades das diferentes áreas da medicina, bem como do mercado local onde você se insere.

Analise o cenário de concorrência

Nos últimos anos, a criação de novos cursos de medicina e a chegada de médicos estrangeiros têm mudado o mercado dessa profissão. O programa Mais Médicos facilitou a abertura de postos de ensino por meio do estabelecimento de novos critérios e, em um curto período de tempo, dezenas de cursos foram implementados em território nacional.

O fato é que hoje ainda é muito difícil faltar emprego para os médicos. Entretanto, pode ser que esse cenário não se sustente por muito tempo. É preciso, assim, se preparar e manter os conhecimentos atualizados quanto à especialidade escolhida. Independentemente do mercado mais competitivo, a construção de uma carreira sólida requer estudo constante e muitas horas de trabalho.

Observe as tendências de mercado

Diante do cotidiano atribulado de estudos, às vezes é difícil para alguns estudantes acompanharem as inovações tecnológicas ou tendências do mercado. No entanto, é fundamental entender como o perfil e preferências dos pacientes estão mudando. Pode-se dizer que, com a facilidade de acesso às informações por meio da internet, a exigência das pessoas nas consultas se tornou considerável.

Certamente, o atendimento médico está cada vez mais humanizado e voltado para a experiência do paciente, com foco para iniciativas que objetivam o bem-estar e satisfação dessas pessoas.

Busque algo que estimule suas expectativas

Bom, agora que já discorremos sobre todas as dicas práticas no momento de escolher uma especialidade, falaremos da última, mas não menos importante: opte por aquilo que desperte seu interesse e faça seu coração vibrar!

Pode soar ligeiramente clichê, mas seguir uma trajetória na qual você persiga seus sonhos, por mais que pareça fora da realidade, é totalmente possível com organização e dedicação.

A especialização médica que mais inspirar você será o impulso para alcançar experiências profissionais com êxito. É possível que todas as dicas que compartilhamos neste post caiam por terra, se o que toca seu coração é algo — aparentemente — fora do padrão em relação à sua história acadêmica.

Em qualquer profissão, trabalhar com aquilo que se ama aumenta a capacidade produtiva e otimiza a relação com os outros indivíduos. Nas áreas da medicina, o cuidado destinado aos pacientes torna-se muito mais efetivo.

As motivações para a escolha de certas áreas médicas são complexas e podem mudar de acordo com o tempo, contudo, o autoconhecimento sempre será o fator primordial para decidir seu futuro da maneira mais satisfatória.

O que você achou do assunto? Alguma dessas orientações foi útil? Após refletir, confira nosso artigo sobre como se diferenciar no mercado de medicina e saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *