Tire suas principais dúvidas sobre o teste vocacional na medicina

Teste vocacional na medicina: Tire suas principais dúvidas!

Fazer a escolha da profissão que deseja seguir é algo complexo que começa bem cedo. Quando ainda somos crianças há perguntas que se fazem presentes: o que vai ser quando crescer? Vai ser médico? Muitos decidem facilmente, outros necessitam de testes vocacionais, como o teste vocacional na medicina.

Você já parou para pensar sobre qual curso superior deseja seguir no futuro, mas ainda não chegou a nenhuma resposta? Esse momento de escolha é realmente muito difícil, mas existem alguns recursos que podem auxiliar. O teste vocacional na medicina é um recurso para ajudar os jovens que ainda não decidiram qual caminho tomar, mas que demonstram interesse pela carreira médica.

Quer se informar melhor sobre o tema? Esse post foi preparado para que você tenha os melhores esclarecimentos sobre este recurso e entenda a sua importância na tomada de decisão do caminho profissional. Confira!

O que é o teste vocacional?

O teste vocacional consiste em um conjunto de procedimentos, utilizados como suporte para que você identifique suas aptidões e interesses, e encontre a área de atuação profissional que mais se aproxima do seu perfil. É uma possibilidade de ajuda para muitos jovens que se deparam com uma quantidade assustadora de informações que precedem o vestibular ou mesmo a residência médica.

Como funciona o teste vocacional?

Teste ou orientação vocacional como também é conhecida, funciona como um instrumento para destacar os aspectos psicológicos e de personalidade de quem passa pela avaliação. Normalmente é direcionado por um psicólogo ou um especialista da área da educação, os quais trabalham como orientadores vocacionais.

O papel desses profissionais se baseia essencialmente em:

  • orientar o examinando a refletir sobre a sua realidade;
  • identificar possíveis conflitos em meio às escolhas tomadas;
  • auxiliá-lo para que, de maneira mais satisfatória e segura, possa chegar ao caminho profissional mais coerente como seu perfil.

As características identificadas são relacionadas a um perfil profissional e de carreira possíveis de serem analisadas pelo orientando. Quanto à aplicação, há duas modalidades: individual e em grupo e o avaliado pode fazer também entrevistas e participar de dinâmicas de grupo, possibilidades a mais para obter resultados mais precisos ao fim do processo.

Como pode ser feito o teste?

O Teste Vocacional na medicina pode ser feito por meio do Guia da Carreira que é composto de 14 questões que visam conhecer a sua aptidão para ver se realmente pode ser um bom médico. Como todos sabem, medicina é uma profissão muito bonita, mas que demanda dedicação e esforço.

Sem falar que é um dos vestibulares mais concorridos, o curso é extenso e também considerado difícil pelos acadêmicos. Será que o seu desejo de se tornar um médico supera todas essas dificuldades?

Será mesmo que as suas habilidades e aptidões, são suficientes para levar adiante um curso de medicina que possibilite a você a construção de uma carreira sólida e de sucesso em hospitais e clínicas?

Para favorecer a vida de estudantes que ainda se encontram cheios de dúvidas, se fazem ou não o curso, o teste vocacional de medicina. O teste é gratuito e livre, qualquer pessoa pode fazer quantas vezes sentir necessidade.

Atribui-se uma nota a cada questão respondida e posteriormente, mede-se a probabilidade de se encaixar em uma especialização específica mais próxima do seu perfil. É importante destacar que não se trata de uma estratégia infalível de verdade absoluta. Mas, sem sombra de dúvida, merece a sua atenção.

Por que é interessante fazê-lo?

Primeiramente, é importante concordar que fazer a escolha de uma especialidade médica não é uma tarefa qualquer. Pelo contrário, é algo muito complexo e exige o conhecimento de suas habilidades bem como a possibilidade de aplicá-las na vida profissional.

São muitas opções para residência médica, algumas extremamente diferentes e até inusitadas. Portanto, diante dessa diversidade de opções e da grande pressão pela qual o estudante passa, torna-se necessária a ajuda para facilitar a compreensão de alguns pontos cruciais para tomada de sua decisão.

Os testes vocacionais na medicina foram criados com o objetivo de possibilitar algumas pistas das áreas que podem ser escolhidas, ou pelo menos conhecê-las melhor. Por meio de questionamentos pessoais, sobre o perfil do profissional, de seus interesses, entre outras questões abordadas.

Quais são as suas vantagens?

  • um ponto muito importante é a possibilidade do diálogo, o estudante poder trocar ideias com uma pessoa que terá um olhar imparcial e profissional, sem deixar ser influenciado por um curso ou carreira;
  • por meio da interação e de uma análise não pré-determinada o orientado, terá mais chance de se conhecer melhor e adequar o seu interesse a uma área que atenda aos seus anseios.
  • Também possibilita identificar habilidades que a própria pessoa desconhece e passe a usá-las a seu favor;
  • favorece o desenvolvimento da flexibilidade e da capacidade de saber lidar com a ansiedade e o estresse que é muito comum nesse período e são fatores desfavoráveis no processo da escolha.

Quais ferramentas existem de teste vocacional na medicina?

O orientador vocacional realiza uma entrevista com o aluno e, posteriormente, aplica alguns testes (cognitivos e personalidade) e realiza algumas dinâmicas. As sessões costumam ser semanais. As técnicas ajudam no autoconhecimento, o que é essencial no momento de tomar decisões.

Conheça algumas ferramentas práticas, simples e muito úteis para auxiliá-lo nessa etapa. São ferramentas de universidades reconhecidas e duas delas em português para facilitar a sua vida. Confira:

  • Teste UFSC: elaborado em colaboração da Universidade Federal de Santa Catarina com o Guia do Estudante. É o mais simples de todos e apresenta questões diretas, sem complexidade;
  • Teste do WiDoctor: Criado pelo Professor Mário Novais, da UFRJ. Composto de 17 questões simples, mas bastante confiável;
  • Medical Specialty Aptitude Test: projetado pela Universidade da Virgínia, conta com 148 questões, sendo o mais completo teste vocacional para médicos dentre os relacionados.

Então, já concluindo, o post de hoje trouxe informações sobre o teste vocacional na medicina, quais as vantagens desse acompanhamento, como funciona, a sua importância para ajudar a tomar a decisão mais acertada. Enfim, é importante refletir sobre o que deseja, levando em conta seu perfil e suas aptidões fazer a escolha coerente.

E aí, gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos, nas redes sociais, para que eles possam ficar por dentro do assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *