O que o profissional médico precisa saber para empreender?

O que o profissional médico precisa saber para empreender?

Ganhar dinheiro no Brasil é uma tarefa complexa, tanto em função da enorme burocracia que envolve o país, quanto das eventuais crises econômicas que nos assolam. Diante dessa realidade, entender o que o profissional médico precisa saber para empreender pode ser muito importante para ter sucesso nessa área.

O fato é que, em linhas gerais, as escolas médicas e o próprio meio são muito mais focados no ensino técnico e — até mesmo por conta da carga horária limitada — não dão muita atenção à educação financeira e às suas vertentes. Você também vive esse dilema? Então, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema.

O que é empreendedorismo médico?

Podemos entender o empreendedorismo médico como a capacidade deste profissional empreender no setor de saúde, ou seja, não ser mais refém das grandes corporações ou do poder público. E essa condição para atuar é muito importante, pois os últimos anos proporcionaram uma rápida mudança no panorama desse mercado no Brasil.

Enquanto, em décadas passadas, essa profissão era garantia de estabilidade financeira, a crise econômica, sobretudo, faz com que esse segmento encare uma situação não tão favorável, ocasionando exigências cada vez maiores e remunerações menos volumosas, produzindo um quadro desafiador para nossos doutores.

O que é necessário para um profissional médico empreender?

Como dissemos, a formação médica não tem como intuito principal lecionar temas sobre economia e empreendedorismo, uma vez que matérias como anatomia, fisiologia, semiologia, farmacologia, propedêutica, neurologia, cardiologia, cirurgia, clínica, e muitas outras, ocupam, naturalmente, um espaço importante na agenda dos estudantes.

Dentro dessa realidade, é muito importante que o médico procure melhorar sua formação financeira por conta própria, independentemente da sua área de atuação. Para isso, ele precisa unir características pessoais, como bom senso e dinamismo, com cursos, apresentações e leituras sobre o tema.

Agora que você já entendeu um pouco melhor o que é o empreendedorismo médico e o que o profissional médico precisa para empreender, chegou a hora de conhecer dicas práticas para isso. Confira, a seguir, algumas das principais.

Conheça muito bem o seu mercado

Provavelmente, o primeiro passo para ter sucesso empreendendo na carreira médica é conhecer muito bem o seu mercado. Isso é um desafio, pois esse segmento é exatamente amplo e variável, possibilitando atuações nos setores público e privado, além de contar com especialidades completamente distintas entre a clínica e a cirurgia.

Além disso, é preciso compreender que o Conselho Federal de Medicina dispõe sobre vários assuntos relacionados ao marketing e à publicidade. Saber disso é indispensável antes de cogitar abrir um negócio. Converse com quem já trabalha há mais tempo no ramo, dialogue com professores e use a internet para pesquisar.

Busque sócios e/ou investidores

Uma vez que investir no segmento de saúde é arriscado, ter sócios ou investidores pode ser uma estratégia muito interessante, tanto para diminuir eventuais prejuízos quanto para compartilhar as responsabilidades e dividir decisões, considerando que uma clínica médica demora para se tornar financeiramente sustentável.

Procure profissionais que tenham objetivos em comum com você e que também compartilhem seus valores e a sua visão do mercado. Essa é uma forma de evitar problemas no futuro e melhorar as condições do empreendimento, fazendo com que a estabilidade e os lucros sejam alcançados mais rapidamente.

Invista no poder do marketing digital

Nos dias de hoje, não dá para pensar em empreender em qualquer segmento sem investir em marketing. Alocar recursos em divulgação é uma estratégia indispensável para ganhar autoridade no mercado e reconhecimento do público, criando uma marca forte e lucrativa, sobretudo em longo prazo.

O lado bom dessa história é que, atualmente, você dispõe de diversas estratégias e ferramentas diferenciadas, que podem atender a qualquer tipo de negócio ou de necessidade. A internet ajuda bastante nesse quesito, pois o marketing digital pode ser muito barato — ou, até mesmo, gratuito!

O básico é contar com um site próprio, que passa a ser o seu endereço oficial na web. Outra tática muito usada na área de saúde é produzir um blog, criando artigos e conteúdos que sejam relacionados com a sua área de atuação. Por fim, não se esqueça do poder das redes sociais: elas também podem ser uma boa arma de merchandising.

Contrate uma equipe capacitada

Pouco adianta saber tudo sobre o empreendedorismo médico se você não contar com profissionais capacitados, trabalhando na sua clínica. Lembre-se de que, muitas vezes, eles serão a linha de frente no contato com os pacientes e seus familiares. Sendo assim, uma atitude adequada pode ser muito positiva para o seu negócio.

Atendentes e técnicos precisam ser bem-treinados e estar em consonância com os valores e a missão da sua empresa. Por isso, esteja muito atento na hora de contratar e busque pessoas com características importantes no segmento de saúde, como empatia, capacidade de comunicação, paciência e dinamismo.

Aposte em tecnologia de ponta

Por fim, para ter sucesso no empreendedorismo médico, você não pode abrir mão de investir em tecnologia de ponta. Atualmente, ela está presente no dia a dia de muitas pessoas, e, ao contar com a modernidade no cerne do seu negócio, você ganhará eficiência e, naturalmente, autoridade diante do público e até da concorrência.

Uma excelente escolha, por exemplo, é investir na aquisição de um sistema de prontuários eletrônicos. Essa é uma das opções mais populares no ramo, sendo adotada até mesmo por unidades e gestoras do sistema público, em função dos seus inúmeros benefícios e vantagens financeiras que produz.

Para um consultório particular, um bom software de gestão também é imprescindível, pois ele ajuda a centralizar todas as informações do negócio em um só local, minimizando as chances de erros e evitando o retrabalho. Você e seus funcionários terão os dados dos pacientes concentrados no mesmo lugar, a poucos cliques de distância.

Ao final deste post, você acha que aprendeu um pouco mais sobre o que o profissional médico precisa saber para ter sucesso em seu empreendedorismo? Gostou deste conteúdo e acha  relevante para dividir essas informações com seus amigos? Então, compartilhe livremente este artigo em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *