Por que ser um médico empreendedor é fundamental no mercado atual?

Por que ser um médico empreendedor é fundamental no mercado atual?

Em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, se diferenciar é essencial não apenas para se sobressair diante da concorrência, mas até mesmo para garantir a sobrevivência profissional em médio e longo prazo. Diante dessa realidade, compreender por que ser um médico empreendedor é fundamental no mercado atual pode ser muito importante.

Não é muito comum que as faculdades de medicina tratem sobre o tema empreendedorismo, e isso faz com que a formação seja muito voltada para a parte técnica e pouco atenta quanto aos aspectos financeiros da rotina médica. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse assunto.

A importância do empreendedorismo

Muito se fala sobre o empreendedorismo atualmente, mas poucos compreendem exatamente o que é esse termo. Trata-se, em linhas gerais, do processo de implementação de um novo negócio ou de realizar mudanças em iniciativas que já existem. É um conceito muito usado no âmbito empresarial, mas que também é essencial na área da saúde.

Para ser empreendedor, é indispensável unir uma boa dose de coragem, de criatividade e até mesmo de imaginação, uma vez que ele precisa oferecer algo diferente do que a sua concorrência proporciona, sendo atraente para o seu público-alvo e lucrativo do ponto de vista financeiro, visto que nenhuma empresa sobrevive sem dinheiro.

Seguindo este raciocínio, também não podemos deixar de perceber que algumas outras características são também muito importantes para ter sucesso no empreendedorismo. Entre elas, estão a autoavaliação, a autocrítica e o conhecimento do mercado no qual o seu empreendimento está inserido.

Uma visão do empreendedorismo na medicina

O empreendedorismo na medicina só vem ganhando a sua real dimensão no Brasil em tempos recentes, uma vez que, há poucos anos, a maioria dos médicos se preocupava quase que exclusivamente com a sua formação técnica e não dava muita importância, até mesmo por conta da agenda corrida, para o seu espírito empreendedor.

É inegável que para ter qualquer chance duradoura de sucesso, os médicos devem ser bem-formados, competentes e qualificados, visto que não há mais espaço nesse mercado para amadores ou irresponsáveis. Antes de se destacar como empreendedor, é muito importante se destacar como estudante e como profissional.

Na medicina, a credibilidade é um pilar fundamental para a carreira e, sem uma boa formação, não há credibilidade. O conhecimento também é muito importante porque o campo do empreendedorismo é muito mais do que simplesmente abrir uma empresa, mais também ter novas ideias, sobrepujar obstáculos e superar desafios.

De forma análoga, acadêmicos já são constantemente preparados para identificar padrões, captar informações e levantar diagnósticos possível, além de serem treinados para trabalhar sob pressão. Essas qualidades e a facilidade para adquirir novos conhecimentos, podem ser a pedra fundamental para um empreendedor de grande êxito.

A compreensão adequada dos processos de operação, dos sistemas, das tecnologias e das finanças podem proporcionar um empreendimento lucrativo e sólido, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida dos pacientes e abre espaço para voos ainda mais altos nesse segmento tão importante.

Os desafios do médico empreendedor

Embora ser um médico empreendedor seja fundamental no mercado atual, isso não quer dizer que seja simples conciliar o espírito do empreendedorismo com a rotina de um profissional tão qualificado e exigido em sua profissão. Confira a seguir alguns dos maiores desafios que devem ser superados para isso.

Ter noções básicas de finanças

Embora os médicos costumem ter boas capacidades matemáticas, não é muito comum que eles dominem o universo das finanças, até mesmo por colocarem o seu foco nas áreas biológicas. No entanto, quem deseja empreender em qualquer segmento no mercado precisa, necessariamente, entender um pouco de economia.

Essa é uma forma de garantir que o negócio seja viável e angarie lucros, mesmo que você conte com um contador ou um administrador parceiro (o que é, inclusive, muito indicado!). É preciso conhecer o conceito de fluxo de caixa, os impostos e taxas, as margens de lucro, a estrutura de custos, entre outros.

Dominar as novas tecnologias

Definitivamente, um dos grandes desafios de ser um médico empreendedor é dominar as novas tecnologias, uma vez que as fronteiras da medicina e da área de saúde são, cada vez, mais amplas. A ciência e os investimentos de instituições de alto nível tem permitido o surgimento de estratégias inovadoras para o segmento.

Até mesmo por conta disso, há um imenso espaço de oportunidades, pois estamos experimentando uma revolução nesse campo. Quem apostar nesse diferencial poderá fugir do modelo tradicional de consultórios e clínicas, apostando em soluções inteligentes como a telemedicina, modelos 3D para uso cirúrgico e apps médicos, por exemplo.

Conseguir gerenciar pessoas

O médico empreendedor também precisa conseguir gerenciar pessoas. E, embora isso possa parecer simples em um primeiro momento, trata-se de uma das tarefas mais complexas e inglórias do setor de saúde. É quase impossível encontrar uma clínica que não possua um profissional de outra formação trabalhando junto aos médicos.

Pense que as recepcionistas, o contador ou o administrador, os auxiliares e enfermeiros, por exemplo, são uma parte muito importante do seu empreendimento e podem ajudar ou atrapalhar no sucesso do empreendimento. Por isso, adquirir habilidades de gestão é indispensável atrair e manter colaboradores de bom nível.

A relevância de ser um médico empreendedor

Em tempos tão concorridos quanto os dias de hoje e em um país cuja economia oscila tanto quanto a do Brasil, não depender de outras pessoas para ganhar o seu dinheiro é algo altamente vantajoso para qualquer profissional. E, por isso mesmo, se tornar um médico empreendedor é fundamental.

Sendo assim, fazer um curso para preencher as lacunas que não foram estudadas na Escola Médica pode ser uma excelente ideia. É uma maneira de adquirir ensinamentos, conhecer cases de sucesso e descobrir as melhores soluções para as suas necessidades, anseios e expectativas como profissional.

Gostou desse conteúdo e percebeu como é importante melhorar o seu nível de conhecimento? Então, aproveite para conhecer o nosso curso online de Empreendedorismo Médico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *