Conheça alguns médicos famosos do mundo e como chegaram lá

Conheça 5 médicos famosos no mundo e como chegaram lá

Há quem diga que a medicina apresenta certo prestígio perante a sociedade. No entanto, o sucesso e o êxito na carreira médica são resultados de muito esforço e dedicação, tanto durante o período de graduação quanto ao longo da consolidação da trajetória profissional, como é o caso dos médicos famosos que você verá aqui.

Existem inúmeros casos de sucesso, mas alguns médicos apresentam peculiaridades e aspectos que levaram a conquista de uma formação médica sólida e fundamentada, impactando na qualidade de saúde de inúmeros pacientes e inspirando outros profissionais da medicina.

Pensando nisso, elaboramos um artigo imperdível com 5 médicos famosos no Brasil e no mundo para você se inspirar e conhecer os caminhos, as dificuldades e as conquistas vivenciados por eles. Aproveite a leitura!

1. Thomas Frist Jr.

Abriremos nossa lista de médicos famosos com chave de ouro. Aliás, esse elemento precioso faz parte do contexto, uma vez que Thomas Frist Jr. é um médico bilionário e também está na lista elaborada pela Forbes como uma das pessoas mais ricas dos Estados Unidos.

Assim que se formou na Universidade de Vanderbilt, o cirurgião serviu as Forças Aéreas dos Estados Unidos e, logo depois, se tornou como um dos cofundadores do Hospital Corporation of America (HCA), uma das maiores provedoras de cuidado à saúde do mundo.

A fortuna atual se deve ao valor das ações da corporação. Hoje, a HCA tem uma cadeia grandiosa de instituições de saúde com fins lucrativos com 177 hospitais e 119 centros de cirurgia nos Estados Unidos e Reino Unido. O Dr. Thomas é também conhecido globalmente por sempre apresentar uma condutas e práticas éticas perante a sociedade médica.

2. João de Deus

João de Deus, presidente da Associação Europeia dos Médicos Hospitalares e integrante do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos foi, segundo o Grupo Mídia, a personalidade do setor da saúde mais influente do mundo no ano de 2017.

O oftalmologista português, bastante reconhecido na prática hospitalar, está coordenando, em 2018, um projeto um tanto quanto inovador na gestão clínica: uma academia de liderança.

O médico desenvolveu estudos avaliando o impacto que a transferência de tarefas médicas para outros profissionais pode causar. Ele defende que estimular a liderança dos médicos é essencial para o bom desempenho da equipe de saúde, pois transferir competências específicas pode acarretar em riscos elevados e na diminuição do cuidado assistencial.

3. Gary K. Michelson

Inovação é a palavra de ordem para o Dr. Michelson, médico especialista em cirurgia espinhal e ortopédica. De origem humilde, começou a consolidar sua carreira quando foi em busca do sonho de ajudar a melhorar as condições de vida de outras pessoas.

Sua mãe e avó apresentavam o quadro de siringomielia e durante a infância ele viu de perto os impactos e limitações que essa deformidade espinhal causavam. A experiência inspirou o jovem a ir atrás de seu sonho, começando a trabalhar com 17 anos em dois empregos para conseguir entrar em uma faculdade de medicina.

Michelson sempre demonstrou muita curiosidade e criatividade durante a juventude, o que propiciou o desenvolvimento de uma série de inovações médicas, impactando principalmente as condições de pacientes com doenças na medula espinhal.

Hoje, o cirurgião ortopédico faz parte do grupo de médicos famosos do mundo e é fundador da Michelson Medical Research, investindo em pesquisas de ponta para a medicina, além de programas filantrópicos.

Além do impacto considerável na qualidade de vida de inúmeros pacientes ao redor do mundo, uma das atribuições mais marcantes de Michelson são os ensinamentos que ele transmite. O médico diz que acreditar em si mesmo sem esperar que o resto das pessoas acreditem é a chave do sucesso.

4. José Eduardo Souza

A cardiologia intervencionista teve sua origem em 1974 e o médico José Eduardo Souza apresenta um papel fundamental na sua implementação. Formado na Universidade Federal do Pernambuco, ele realizou o primeiro exame de cateterismo no Brasil, diminuindo drasticamente o tempo e as complicações do procedimento utilizado anteriormente, extremamente invasivo.

Além do cateterismo, o método minimamente invasivo da angioplastia com balão para aliviar o estreitamento das artérias também foi trazido para o país pelo cardiologista. Mas, o que fez com o que médico ficasse conhecido mundialmente e reverenciado nos Estados Unidos e Japão, aconteceu pouco tempo depois.

A técnica de introduzir, via cateter, uma pequena prótese de aço inoxidável nas coronárias foi proposta por ele. Hoje, esse implante é conhecido como stent e revolucionou a prática clínica cardiológica. O médico não parou por aí e elaborou também o stent farmacológico, possibilitando a liberação do fármaco de maneira contínua no local da obstrução.

O brilhantismo do Dr. José Eduardo de Souza é algo indiscutível. No entanto, a característica de não se dar por satisfeito, sempre buscando estudar e se aperfeiçoar constantemente, é o mais fascinante em sua carreira profissional.

5. José Osmar Medina Pestana

Filho de um pedreiro e de uma costureira, o diretor do maior centro de transplantes do mundo nasceu no interior de São Paulo. Para arcar com os custos da faculdade de medicina, trabalhou como torneiro e conseguiu ingressar na Escola Paulista de Medicina.

Quando Pestana assumiu o programa de transplantes em 1983, apenas 4 procedimentos eram realizados por ano. Hoje, a média anual é de 1000 cirurgias e o nefrologista é fonte de inspiração, determinação e (muito) trabalho para inúmeros profissionais da saúde.

Em 2012, ele recebeu um prêmio da Escola de Medicina de Harvard, o qual foi entregue por Joseph Murray, o primeiro médico a fazer um transplante de órgãos no mundo. Nessa época, inclusive, Pestana foi convidado a ministrar aulas para médicos de todo o mundo em um auditório em Harvard, compartilhando o sistema que desenvolveu para atender seus pacientes com um cuidado humanizado e eficiente.

Frente a tantos desafios, uma rotina atribulada e estudos incessantes, é animador conhecer as histórias de profissionais tão inspiradoras. É fato que a maioria dos médicos famosos se tornam conhecidos e influentes a partir do impacto que seus estudos e dedicação causam na saúde de milhares de pacientes.

Nesse ponto, além do amor à prática médica, seja ela na área acadêmica, cirúrgica, clínica ou hospitalar, todos os profissionais de sucesso demonstram que grandes esforços resultam em conquistas significativas. Não há, pelo menos na medicina, êxito sem muito esforço, dedicação e suor.

Achou interessante conhecer as histórias e conquistas desses 5 médicos famosos? Então, o que acha de ler nosso conteúdo sobre lições aprendidas após 20 anos na carreira médica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *