Conheça dicas para manter a motivação para estudar!

Conheça 6 dicas para manter a motivação para estudar!

Atingir um nível constante de aprendizado é um tremendo desafio para acadêmicos de qualquer área — especialmente quando pensamos em segmentos tão complexos e extensos como a Medicina. Nesse contexto, conhecer algumas dicas para manter a motivação para estudar pode ser muito interessante, não acha?

O fato é que existem estratégias bastante eficientes e surpreendentemente simples, mas capazes de fazer com que nossa capacidade cognitiva seja elevada e a disposição para aprender permaneça em níveis bem razoáveis. Quer saber por que a motivação é importante e como mantê-la? Continue a leitura e confira as 6 dicas que preparamos!

Qual é a importância da motivação para estudar?

Não é difícil perceber a importância da motivação para o sucesso em qualquer área de atuação, afinal, principalmente na Medicina, não há situação confortável que não tenha sido precedida por muito esforço. Mais do que um entusiasmo passageiro, a real motivação é o que inspira os seres humanos a vencerem obstáculos, por mais difíceis que eles possam parecer.

É fundamental estar preparado para encarar os desafios e alcançar suas metas de estudo ou seus alvos profissionais. Justamente por isso, você não pode deixar de saber que existem estratégias excelentes, que contribuem com um aprendizado intenso, e manter a persistência para alcançar seus objetivos.

Como manter a motivação?

1. Mantenha a coerência com seus horários

Uma das principais dicas para manter a motivação para estudar é ter coerência com os seus horários. Por mais que a Escola Médica seja muito exigente e os temas da área de saúde demandem uma dedicação extrema, é fundamental que respeitemos a nossa fisiologia e não nos submetamos a situações de estresse desnecessárias.

O ciclo circadiano, uma espécie de relógio biológico presente em quase todos os seres vivos, é influenciado principalmente pelas variações de luz e temperatura que ocorrem durante o dia. Por isso, é essencial dormir bem na parte da noite, ter momentos definidos para as refeições e seguir alguns padrões, de forma que seu corpo e sua mente se ajustem a tal modelo.

2. Foque bastante nos seus objetivos

Outra dica muito importante para manter a motivação é ter bastante foco em seus objetivos. Lembre-se de que praticamente todos os acadêmicos querem ser efetivamente bem-sucedidos nos estudos, mas não é qualquer pessoa que está realmente disposta a pagar o preço de se dedicar ao máximo para alcançar isso.

Dentro dessa realidade, se você vem enfrentando a batalha para se tornar um médico de qualidade, lembre-se de ter orgulho disso a cada dia, pois está fazendo a sua parte e trilhando o caminho certo. Escreva suas ideias em um papel, motive a si mesmo com imagens de sua especialidade favorita e continue batalhando.

3. Trace metas claras e tangíveis

Um ponto fundamental para manter a motivação é traçar objetivos claros. Analise qual é sua principal meta em uma disciplina ou em um semestre. Se você tem muitas dificuldades com a neurologia, por exemplo, pode ser interessante determinar um cronograma de estudos para que suas deficiências sejam atenuadas.

Caso precise melhorar as suas notas, outra boa ideia é definir pequenos alvos ao longo ano, pois isso ajuda a trazer a sensação de dever cumprido — o que é fundamental para não desanimar. Faça os exercícios propostos, foque nos trabalhos complementares e não abra mão de pontos extras com testes ou avaliações práticas.

4. Recompense as suas pequenas vitórias

Como o caminho de estudos na Escola Médica é extremamente árduo e demanda muito esforço por parte dos acadêmicos, recompensar a si mesmo é fundamental para manter o ânimo e a moral em alta. Por isso, de tempos em tempos, não abra mão de se permitir pequenos mimos para se manter firme e acordado.

Para tanto, porém, não é preciso gastar rios de dinheiro. Nossa sugestão é que, caso consiga ler sobre um assunto complexo ou fazer uma lição específica relacionada a uma disciplina, você deve se dar o direito de pedir uma pizza, comprar uma roupa de que goste ou, até mesmo, comer uma barra inteira do seu doce favorito!

5. Utilize os melhores materiais do mercado

Poucas pessoas pensam sobre isso, mas o fato é que utilizar os melhores materiais também é uma maneira de manter a motivação. Isso porque, além de apresentarem alta qualidade nos conteúdos que contêm, eles contam com diferenciais importantes em termos de didática e de facilidade na compreensão dos temas abordados.

Na Medicina, não é muito complicado descobrir quais são as escolhas mais adequadas, uma vez que os melhores autores e as obras mais importantes são amplamente conhecidos — tanto pelos acadêmicos quanto pelos profissionais das mais diversas áreas e especialidades. Tente não fugir muito desse padrão.

Outro cuidado indispensável é não abrir mão das vantagens e dos benefícios que a tecnologia é capaz de oferecer. Para aprimorar seus conhecimentos de forma mais prática e efetiva, considere utilizar a dinâmica da internet e apostar em cursos de aprimoramento online, nos quais é possível aprender bastante na tela do seu próprio computador.

6. Não escute as pessoas negativas

Não é nenhuma novidade que influências negativas podem tirar a motivação de qualquer um, certo? Sendo assim, não se permita dar ouvidos ao que as pessoas pessimistas dizem. Tornar-se um médico é um tremendo desafio — e também algo que boa parte da população não consegue, o que acaba gerando ciúme e inveja.

Continue batalhando pelos seus objetivos e, se for o caso, evite comentar com todo mundo quais são os seus sonhos e seus principais projetos. Foque em quem realmente torce pelo seu sucesso e apegue-se à ideia de que você e esses poucos escolhidos poderão colher os louros do seu êxito no final dessa caminhada!

Como criar um planejamento de estudos?

Para desenvolver um plano de estudos que o ajude a manter a motivação, siga os passos abaixo:

  • defina a sua rotina diária;
  • escolha o (s) melhor (es) horário para estudar;
  • eleja um local adequado e calmo;
  • estabeleça metas em curto prazo;
  • coloque tudo no papel;
  • vá marcando cada tarefa cumprida;
  • recompense suas pequenas vitórias.

Como vimos neste artigo, é perfeitamente possível ter um pouco mais de facilidade para aprender se você seguir as dicas acima e conseguir manter a motivação para estudar. Muitas dessas ações são bastante simples e podem contribuir para que você melhore seus níveis de conhecimento e se torne um profissional diferenciado no mercado.

Agora que você já aprendeu como manter a motivação para estudar, que tal aprimorar seus conhecimentos? Veja por que investir em qualificação profissional na Medicina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *