Área da saúde: do estudante de ontem aos estudantes de hoje

20 Anos Atrás… E Hoje

Há alguns anos, era eu que estava na sua situação. Horas me sentia perdido por não saber por onde começar, horas perdido por não saber para onde ir; houve momentos em que hesitava em seguir por um dos muitos caminhos que via diante de mim e momentos em que me senti um estudante completamente abandonado numa inédita liberdade: temerária e, ao mesmo tempo, tentadora…

Lições que não constam nos Livros:

A Jornada É Individual

Talvez você sinta algo parecido… E por isso, tomei a liberdade de trazer-lhe algumas de minhas reflexões sobre o que foi estudar medicina, enfrentar seus muitos desafios, administrar toda sorte de pressões (exteriores e interiores), tomar – sozinho – decisões que repercutiriam pelo resto da minha vida e colocá-las em prática, numa jornada que – por mais bem acompanhados que estejamos – caminhamos individualmente.

Aprendi que tudo o que é consistente, que é sólido e que frutifica, tem por trás uma longa história. Esse curso não é jovem… Há 17 anos, os primeiros esboços dos slides aqui apresentados foram concebidos para uma apresentação da faculdade sobre Malária, inspirados numa palestra que vi do brasileiro então chefe do serviço de Neurocirurgia da Universidade de Berlim, Prof. Mario Brock.

Depois evoluíram para a apresentação sobre O Tratamento Cirúrgico da Doença de Parkinson – resultado de 3 anos de preparo –, que juntamente com 11 outros trabalhos, NÃO FOI aprovada para o Congresso Piauiense de Medicina de 2001 e, curiosamente, dois meses depois, conquistou o primeiro lugar das apresentações do COMAPI (Congresso Médico-Acadêmico do Piauí) daquele ano.

Conquiste o Respeito

Já na residência, em Belo Horizonte, aproveitei bem a oportunidade que surgiu e preparei a primeira versão da primeira apresentação deste curso e – outra lição – conquistei na UFMG o que mais me abriu portas e livrou-me de amarras: Respeito. Procure ser respeitado no que faz; ser queridos é consequência.

Institucionalmente, seu respeito será proporcional ao seu investimento em você mesmo. Invista em currículo, participe de eventos, prepare trabalhos. Participar de evento engrandece o currículo de quem organiza e de quem comparece. Isso pode fazer a diferença no fim. No fim, são milímetros que distanciam os vencedores dos perdedores; não os quilômetros.

Humildade Sem Hipocrisia

Respeito, também se conquista com Humildade. Sem a hipocrisia de confundi-la voluntariamente com pobreza ou mediocridade. A humildade que nos eleva é reconhecer nossas limitações e desejar honestamente superá-las. Fale apenas sobre  o que você sabe. Se não sabe, estude em silêncio ou não emita opinião.

Ser produtivamente humilde passa por ser exigente, especialmente consigo mesmo. Seja muito exigentes consigo mesmo, para que tenha a noção exata do seu valor. Conheça-se. Saiba o quanto vale cada ato seu.

Suas Emoções a Seu Favor

Qual o sentimento mais forte dentro do ser humano? Amor…? Foi por amor que se produziram as grandes descobertas científicas? Foi por amor que se travaram as grandes guerras? Foi por amor que a humanidade tentou ultrapassar suas fronteiras? Foi o amor que levou o homem à Lua? É o amor que impulsiona o progresso? Sem menosprezá-lo… Não! É a Vaidade.

Sem hipocrisia, o amor pode ser o sentimento mais nobre, mas nem de longe é o mais forte. Nada é mais forte no íntimo de cada um de nós que a Vaidade. E a vaidade, como o próprio amor, tem dois lados! Cultive o lado bom da sua vaidade, faça-a ajudá-lo a produzir! Ela fará de você infinitamente forte!

Seja Grato, Sempre

Não se conquista respeito sem gratidão. Eu sou e sempre serei eternamente grato à figura mais importante da minha vida profissional, o Professor Reynaldo Mendes, com quem comecei a escrever a minha história. Agradeço sempre à equipe de Neurocirurgia do HGV, que me acolheu como estudante e me abraçou como membro e me apontou como chefe.

E para aprender sobre sincera gratidão, aproxime-se de pessoas de bem, competentes, que tem algo a ensinar e nada a cobrar em troca. Nunca cansarei de repetir: o dr. Reynaldo foi quem mais fez por mim e menos me exigiu retribuições. Ele participou ativa – e muitas vezes espontaneamente – de todas as decisões importantes da minha vida e nunca cobrou nada em troca. Nunca me fez uma proposta indecente. Nunca, sequer, insinuou uma dívida. Isso faz dele grande, enorme, e merecedor de todo o meu respeito.

Pés no Chão. Olhos no Céu

Não merece respeito o devaneio. Sejam realistas, não crie nem alimente ilusões, especialmente em sua vida profissional. Procure o que lhes atrai, exclua o que não gosta, mas nunca feche os olhos para o mercado e para a realidade. Ela é dura para todos e especialmente cruel para quem se ilude.

A medicina se faz no cotidiano, e não na biblioteca. Aproxime-se o suficiente para ver a realidade de quem vive o que vocês projeta, porque o futuro é modificável, mas o passado, a decisão tomada e o tempo dedicado não podem ser alterados; no máximo, perdidos.

Coragem para Fugir da Mediocridade

Não se conquista respeito sem coragem. E fugir da mediocridade requer muita coragem, e tem um preço alto. Acredite nas decisões que tomar e aposte em suas consequências.

A mediocridade é míope e não perdoa a inteligência; encare-a com coragem, sem perder a elegância. Enfrente a mediocridade, caso contrário, será medíocre entre os medíocres. Angústias, incertezas e medo fazem parte – podem até ser produtivos se bem administrados – e deles só não padece quem opta pela derrota.

Escreva a Sua História

Finalmente, respeito se conquista com uma história. Escreva a sua história, porque – acredite – ela falará por você muito antes do que você imagina! E história se faz a partir de exemplos. Não procure exemplos longe. Encontre-os perto. Eles estão aí ao lado, ao alcance da sua mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *