Dicas de organização: saiba como estudar durante a Faculdade de Medicina

Dicas de organização: saiba como estudar durante a Faculdade de Medicina

Diante do elevado nível de complexidade da grande maioria das matérias na Faculdade de Medicina e do tempo escasso para aprender e internalizar tantas informações, não é raro que os alunos acabem experimentando dificuldades durante a sua graduação. Por isso, conhecer algumas dicas de organização para estudar é fundamental.

O fato é que essa é uma realidade mundial e, em vários países, muitas instituições de ponta já estão substituindo as aulas expositivas por videoaulas como uma forma de facilitar o aprendizado e sedimentar o conhecimento. Confira o conteúdo a seguir e descubra como se organizar melhor!

A importância de um planejamento de estudos

Não é novidade para ninguém que as matérias do curso de graduação em Medicina são muito extensas e precisam ser completamente dominadas pelos acadêmicos, uma vez que as vidas dos futuros pacientes dependerão desses conhecimentos. Porém não é fácil domar todos os mistérios da cardiologia, da neurologia, da cirurgia, da clínica médica e assim por diante.

Por essa razão, apostar em um bom planejamento de estudos é crucial para que você obtenha resultados positivos ao longo do curso, mantendo as lições em dia e melhorando as suas notas. Com alguns ajustes simples, você pode organizar a sua rotina e condicionar o seu cérebro a fixar esse número imenso de dados.

Dicas de organização dos estudos durante a Faculdade de Medicina

1. Tenha um ambiente de estudos

O primeiro passo para ter mais organização para estudar na Faculdade de Medicina é criar um ambiente de estudos. E, por incrível que pareça, muitos estudantes acabam postergando essa etapa, sobretudo por conta da falta de tempo e do excesso de atribulações que o curso impõe. Porém você não deve cometer esse erro!

Reservar um local no qual possa colocar em prática o seu planejamento de estudos é muito importante, e esse espaço deve ser um ambiente agradável e exclusivo para o aprendizado. É crucial que ele seja livre de distrações, como aparelhos de televisão ou celular. Se a sua casa não dispõe de uma área assim, uma biblioteca é outra opção.

2. Já acorde sendo produtivo

Outra boa dica de organização para estudar na Faculdade de Medicina é já acordar sendo produtivo, afinal, a manhã pode proporcionar toda a paz e a tranquilidade necessárias e fundamentais para um bom aprendizado, especialmente se você vive em um local propenso à poluição sonora, como uma cidade grande.

Quem opta por estudar no período diurno pode até mesmo considerar levantar um pouco mais cedo para realizar as suas atividades e tomar um café caprichado para despertar. Uma boa tática para fixar as informações é rever as suas anotações do dia anterior e ir se preparando para as aulas seguintes.

3. Conheça os seus prazos

Todo mundo sabe que perder prazos é um dos grandes pesadelos de qualquer acadêmico. Isso é ainda mais complicado na Faculdade de Medicina, visto que essa graduação é ainda mais marcada por datas-limite e por uma infinidade de tarefas. Portanto, é essencial para a sua organização que você tenha todas essas informações muito bem separadas.

Uma boa dica de organização é coordenar os seus compromissos com base em uma agenda, seja ela física ou digital, de forma que isso evite que você deixe a entrega das suas obrigações para a última hora. Considere a marcação das suas principais provas e comece a estudar com uma antecedência condizente com a complexidade da matéria.

4. Aposte no poder da tecnologia

A tecnologia pode ter um papel importante para quem precisa de mais organização, ainda mais considerando os conteúdos pesados das aulas, as inúmeras tarefas e as outras atividades que exigem também muita dedicação, disciplina e esforço. Dentro desse contexto, alguns aplicativos podem facilitar o seu cotidiano.

O Medscape Mobile é um bom exemplo, pois trata-se de uma espécie de enciclopédia em inglês, que traz em seu conteúdo mais de uma centena de artigos que tratam sobre vários tópicos relacionados à área de saúde, além de oferecer uma excelente base de informações sobre as mais variadas patologias.

Outro grande desafio para os alunos (e até mesmo para muitos médicos já formados) é interpretar adequadamente as imagens de exames. E é pensando nessa questão que fazer o download do iRadiology pode ser muito interessante. É um app que contém apresentações de radiologia, facilitando a realização de trabalhos, por exemplo.

Uma especialidade que é bastante detalhada e exige minúcia é a cardiologia e, sendo assim, o ACC Pocket Guidelines pode ser muito útil para você. O conteúdo é totalmente na língua inglesa e foi elaborado pela conceituada American College of Cardiology Foundation, que criou um verdadeiro compêndio ambulante sobre o tema.

5. Organize bem o seu material

Em uma graduação tão complicada quanto a Medicina, você acabará lidando com materiais de todos tipos com bastante frequência, incluindo aí os escritos, os digitalizados e até os audiovisuais. Sendo assim, não é difícil perceber que esse conteúdo precisa estar bem organizado, já que você precisará deles em algum momento.

Dedique-se, portanto, a deixar os seus materiais bem separados. Uma boa dica é separar pastas para cada disciplina e depositar os conteúdos nelas. Alguns alunos se adaptam bem aos fichários, enquanto outros preferem um caderno para cada matéria. Veja qual é o seu modelo favorito e estabeleça o seu método.

6. Seja adaptável e responsivo

É notório que um médico precisa saber reagir a imprevistos. Por isso, o acadêmico também precisa ser adaptável e responsivo às mais diversas situações a que ele pode ser exposto durante a sua graduação, de forma que consiga conduzir o seu dia a dia com mais tranquilidade e menos dores de cabeça.

Ser organizado ajuda nesse aspecto, visto que mesmo que algo surpreendente ocorra, o restante das pendências já estará bem encaminhado, deixando mais fácil reagir ao que fugiu à regra. Caso você não tenha nascido com essa habilidade, procure desenvolvê-la com o tempo, aprimorando a sua criatividade e o seu raciocínio.

Outra opção é buscar alternativas para complementar os estudos de sala de aula, com a realização de cursos de aprimoramento que contemplem disciplinas em que você apresenta algum tipo de dificuldade ou matérias com temas potencialmente mais complexos, como a neurologia.

Essas são algumas das melhores dicas de organização para alunos de uma Faculdade de Medicina. Gostou do conteúdo? Então siga nossos perfis no Facebook e no Instagram para ficar por dentro das novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *